top of page

Comunidade Dilma Rousseff - Uma história de luta por moradia” é um trabalho acadêmico produzido para a disciplina Projetos Profissionais em Jornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

 

Esta reportagem multimídia, com quatro capítulos, dezenas de fotografias, vídeos, áudios e infográficos, pretende contar a história e mostrar a condição em que vivem os moradores de uma ocupação de terras em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

A reportagem especial foi produzida em janeiro e fevereiro de 2014. Os repórteres Alerrandre Barros, Andreza Almeida e Gian Cornachini visitaram a comunidade sete vezes para colher informações, imagens e depoimentos em áudio, vídeo e fotografia. A equipe trabalhou em conjunto na apuração e na produção do texto. Gian Cornachini foi o responsável pela cobertura fotográfica, edição multimídia e produção do site. Para produzi-lo, foram utilizadas ferramentas online gratuitas, como a plataforma de sites Wix e o gerador de gráficos Infogr.am, com o objetivo de mostrar que é possível fazer Jornalismo com poucos recursos.

 

A equipe optou por manter as marcas de oralidade nas falas de muitos personagens para dar possibilidade ao leitor de se aproximar do entrevistado, a ponto de imaginá-lo no diálogo. O projeto teve a orientação dos professores João Paulo Malerba e José Ferrão.

 EXPEDIENTE 

Gian Cornachini, Alerrandre Barros e Andreza Almeida

CONTATO

Alerrandre Barros

E-mail: alerrandrebarros@yahoo.com.br

Twitter: https://twitter.com/alerrandre

 

Andreza Almeida

E-mail: andrezapatty_almeida@hotmail.com

 

Gian Cornachini

E-mail: giancornachini@gmail.com

Twitter:  https://twitter.com/giancornachini

"Comunidade Dilma Rousseff - Uma luta por moradia" é uma reportagem especial para a disciplina Projetos Profissionais em Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Produção: Alerrandre Barros, Andreza Almeida e Gian Cornachini. Copyleft 2014. O conteúdo deste site está liberado para repodução, desde que a fonte seja mantida.

bottom of page